domingo, abril 23, 2006

SALVE OGUM!!! SALVE S. JORGE!!!


Ogum

A Divindade masculina iorubá, figura que se repete em todas as formas conhecidas da mitologia universal. Ogum é o arquétipo do guerreiro. Bastante cultuado no Brasil, especialmente por ser associado à luta, à conquista , é a figura do astral que, depois de Exu, está mais próxima dos seres humanos. Foi uma das primeiras figuras do Candomblé incorporada por outros cultos.Tem sincretismo religioso com São Jorge ou com Santo Antônio, tradicionais guerreiros dos mitos católicos, também lutadores, destemidos e cheios de iniciativa justamente durante o mês de junho que a Igreja Católica realiza a Trezena de Santo Antônio, missas e louvores ao santo e em paralelo os terreiros de candomblé cultuam o orixá Ogum.


Assim, Ogum não é apenas o que abre as picadas nas matas e derrota os exércitos inimigos; é também aquele que abre os caminhos para a implantação de uma estrada de ferro, instala uma fábrica numa área não industrializada, promove o desenvolvimento de um novo meio de transporte, luta não só contra o homem, mas também com contra o desconhecido.
É pois, o símbolo do trabalho, da atividade criadora do homem sobre a natureza, da produção e da expansão, da busca de novas fronteiras, de esmagamento de qualquer força que se oponha à sua própria expansão.


As oferendas e festas para Ogum costumam realizar-se nas terças-feiras, dia a ele consagrado. O elemento fundamental dos apetrechos de Ogum é o ferro, lembrando sua condição de ferreiro e metalúrgico. Sua cor é o azul-indígo ou o azul mais brilhante que o aço assume no momento imediatamente posterior à forja.


As comidas cerimoniais a ele oferecidas costumam ser simples, preferencialmente secas, sem molhos elaborados, feitas com o mínimo de ingredientes possível para estar prontas rapidamente. Seu prato por excelência é o inhame assado acompanhado de feijão fradinho levemente torrado, além da feijoada.
Sua saudação é quase um grito de guerra: OGUNHÊ!

Um comentário:

Kazeredo disse...

Oguntê......marabô...caiala ...hehehehehe
SALVE JORGE!!!!!!!!
Beijos
Karla